PLANO DE ESTUDO

Plano de Estudo Mensal (PEM) da MetaTextos

A ESTRATÉGIA ORGANIZACIONAL QUE É MODA

 Fim de semestre (fundamental, “terceirão” ou de qualquer curso), às vezes, tudo parece igual. Pois não é! Permanecerão alguns amigos, outros mudarão de endereço e você diante das provas, enfrenta  um período decisivo na vida de um estudante! Aqui, o que vem ao caso é aperfeiçoar as estratégias conhecidas e que dão resultado, além de adicionar outras tantas que lhe possam ser úteis para enfrentar provas, vestibulares, ENEM. Então, nesta primeira oportunidade é preciso escrever sobre a importância da organização. Aliás, tem que existir, é essencial que haja um mínimo de organização, algum tipo de planejamento para estudar, senão, erros básicos, perdas desnecessárias e insucessos depreciarão sua atuação estudantil, distanciando-o da acalentada aprovação ou de uma vaga acadêmica, demais de beneficiar eventuais concorrentes. É certo, cada um tem seu jeito, seus artifícios ao estudar, porém, nada neste sentido apresenta incompatibilidades com agendamentos.

  É preciso que você se convença e se comprometa com a certeza de que uma agenda de afazeres é importante, interessante e mutável. Ela pode acontecer no celular (conselho: por favor, dê uma pausa aos estímulos digitais que seu cérebro recebe), mas o maior impacto provavelmente ocorrerá quando você escrever (e, de conseqüência, serão ativadas mais áreas cerebrais) realizar alterações, ilustrar, colorir, utilizar papel e lápis, enfim, criar o seu planner (dias e espaços para preenchimento), seu “BuJo” ou bullet journal (diário com tópicos, sistêmico quanto a anotações, tabelas e checagens), uma atividade positiva, que pode ser bastante divertida, original e cultivada vida afora.

  Não se oponha de imediato a tal ideia, não é só coisa de mulher, trata-se de hábito necessário, qual seja, é tudo uma questão de treino, de prática, pois você sabe que a mente pode falhar e, por vezes, até nos ameaça trair, em especial, por stress, fadiga, ambos, sintomas comuns na rotina estudantil.

  Quer facilitar este período estudantil? Promover aprendizados e melhorias durante as fases que antecedem as provas normais, ENEM ou o vestibular, conforme preconiza a Sociedade Brasileira de Coaching? Cuide, anote dados pessoais — atividades sociais e de saúde — e deixe muitos espaços para apontamentos sobre aulas/temas essenciais, horários, revisões, trabalhos para executar, dúvidas que merecem resolução, lista de livros obrigatória, datas de exames, notas e classificações obtidas, redações feitas (títulos), etc.

  Depois disto é só ticar o que foi concluído e rearranjar o que não se concretizou, considerando recuos e avanços (autoconhecimento) de metas nas páginas especialmente divididas em dias, semanas, meses, de acordo com seus interesses. É preciso que você tenha em mente que na confecção deste projeto de estudos há um processamento não apenas mental, mas, manual, os quais irão convencê-lo das benesses de se tornar proativo e detalhista, qualidades estas que aumentam suas possibilidades de ser aprovado, bem-sucedido em compromissos.


 

Excelência em prover conhecimento!”

planer.jpg